25 de junho de 2008

Isto é uma palhaçada


Foi publicado o novo Regulamento de Organização e Funcionamento do Sistema de Acesso ao Direito e aos Tribunais na Ordem dos Advogados.

Cumprindo uma das suas promessas eleitorais, este senhor acaba de "roubar" as escalas e as oficiosas aos advogados estagiários.

Segundo Comunicado publicado na página da Ordem dos Advogados:
"A formação dos Advogados Estagiários não pode, nem deverá ser feita à custa dos direitos, liberdades e garantias dos cidadãos economicamente mais frágeis, ou seja, daqueles que não possuem recursos para contratar directamente um Advogado. Outros sim, o apoio judiciário não deverá ser usado para financiar a formação, muito menos para subsidiar os formandos"

"Já há casos de cidadãos que foram condenados a penas de prisão efectiva e que foram defendidos por Advogados Estagiários que acabaram reprovados no final do estágio, tendo alguns desistido mesmo de ser Advogados e seguido outras profissões."

Ora numa conclusão brilhante por parte deste senhor, quando um advogado estagiário é nomeado defensor oficioso e perde o processo, isto acontece por falta de preparação, por inexperiência e incompetência. Já se for nomeado um advogado, e acabar por perder o processo, isto já é uma situação normal, que pode acontecer por circunstâncias do próprio processo.

Agora é que a formação dos advogados estagiários passa a ser completa.... Não sei, assim devemos ter mais tempo ( 2 anos ) para nos irmos preparando para a nossa intervenção em tribunal.

Quer dizer, nos termos do RNE temos que fazer 15 intervenções para ser admitidos a prova final. Engane-se quem pensa que a maior parte dos estagiários faz estas intervenções através de oficiosas, puro mito, será?

E engane-se também quem acha que a única fonte de rendimento dos advogados estagiários são as que resultam das oficiosas, outro puro mito, será?

Numa palavra: palhaçada

22 de junho de 2008

Refogado




Cristian Rodriguez já tinha acordado à 5 meses a saída para o FêCêpÊ... Esta "Cebola" fez um belo refogado, de herói a "personna non grata". Depois admiram-se que a panela queime e hajam incêndios..
"PJ vai investigar suspeita de fogo posto em autocarro de adeptos do FC Porto". Não há culpa o Estrogido queimou apenas.

20 de junho de 2008

Parabéns


O Sem Consensos tá em festa, o anti-consenso ImPessoal faz hoje anos e o anti-consenso De la Serna faz amanhã. Parabéns aos dois e bora lá pra ramboiada...

19 de junho de 2008

Será que é desta?



Entrou em vigor às 06h00 desta quinta-feira (06h00 em Lisboa) a trégua acordada entre Israel e o movimento islâmico Hamas, conseguida após negociações mediadas pelo Egipto.

18 de junho de 2008

A Psicologia da Bola


Amanhã há mais um jogo da Selecção Nacional de Futebol, como nos anteriores, é expectável que o país pare por completo para apoiar a Selecção no Euro 2008.

Tenho ouvido e lido muita coisa acerca deste fenómeno de apoio à Selecção e da euforia em torno da mesma. Alguns têm criticado dizendo que somos um povo mesmo "reles" que com uns toques na bola se esquece por completo dos problemas e da crise que atravessa o país.

Eu confesso que não concordo de forma alguma com esta perspectiva, até porque, não vejo mal nenhum em haver um pouco de descontracção e alegria dos portugueses, nem que seja através de um fenómeno chamado futebol.

Viva a psicologia da bola o melhor anti-stress do mundo...

11 de junho de 2008

Isto está cada vez mais dificil para o Governo


Agora são os camionistas, ou melhor, as empresas de transportes, que não deixam Sócrates dormir.

O protesto que começou na passada sexta-feira com a marcha lenta à volta da cidade do Porto (e que eu sofri na pele) está a ganhar contornos cada vez mais graves.

Noticias dão conta da escassez de combustíveis nos postos, assim como da escassez de alimentos e outros bens nas grandes superfícies comerciais.
Para alguns camionistas "furarem" a paralisação necessitam de escolta policial.

Isto está mau está

8 de junho de 2008

URBI ET ORBI


Mais uma vez falho e o comentário urbi et orbi que me comprometi com todos aqeles que, ainda, conseguem ler este blog sai um dia atrasado. Há coisas que acontecem e que nós quando nos comprometemos nunca estamos a contar. Mas, voltemos ao importante, a uma pequena análise da semana através do meu modesto e limitado olhar.
1. A vitória da selecção no primeiro jogo no euro2008 contentou um povo inteiro que cada vez mais vive o dia-a-dia da selecção e vibra com todos os momentos, em especial os portugueses que trabalham e vivem lá fora, sem dúvida que estão a fazer sentir a selecção sentir-se como em casa. Uma nota de pesar pela lesão de Quim, um jogador pelo qual todos os bracarenses têm um carinho especial.
2. Tal como MR aqui disse, há dias bastante difíceis para o governo, e o da manifestação aliada a uma moção de censura ao governo, consegue superar-se, pois sente-se que o governo para além de estar a ser contestado na Assembleia e na rua, pelos mesmo de sempre, Oposição e Sindicatos, também muitas pessoas anónimas e de uma forma individual contestam afincamente as políticas do actual governo.
2.1. Todavia, esta contestação contra as políticas do governo tem, no meu entender, não uma natureza ideológica ou de concepção da organização do Estado, mas sim um problema económico-financeiro-social que todo o Mundo atravessa, em Portugal sente-se mais, pois perante as dificuldades encontradas pelo actual governo quando chegou ao poder, levou com que fossem implementadas um conjunto de medidas que eram e são tão difíceis, como necessárias. Contudo, não houve, ao tempo, um cuidado da parte do governo de explicar aos portugueses a dificuldade e necessidade dessas medidas.
2.2 E tudo isto aliado a uma conjuntura mundial que não nos é favoravel, leva a uma falta de capital no bolso da grande maioria dos protugueses e como tal, a manifestações nas ruas daqueles que so se manifestam quando têm motivos para tal, ou seja ficam excluidos destes os sindicalistas profissionais, que sempre se queixam e nunca ajudam a resolver os problemas.
2.3 Para terminar sobre a matéria das manif's somente mais uma vez a manifestação permanete daqueles que necessitam de se deslocar sem ser a pé, pelo constante aumento do preço dos combustíveis.
3. Esta semana saíram as conclusões do estudo aqui referenciado sobre concertação de preços, e afinal as gasolineiras não agem em cartel, elas só têm um profundo conhecimento do mercado, não vou comentar mais hoje sobre isto. Fica somente o registo.
4. O Comício das Esquerdas no qual participou Manuel Alegre, não é novidade para os que me conhecem que não vou lá muito à bola com esse senhor, pois ele significa para mim todos aqueles que fizeram o 25 de Abril e acham que todos os outros, em especialas gerações mais recentes, lhe devem este mundo e o outro. Neste comício, Alegre, mais uma vez, refugiou-se em cliches e lugares comuns, no estilo "a mim ninguém me cala", e apresentar ideias concretas para o evoluir e melhorar do país ninguém o ouviu.
5. Por Braga, de destacar o início da Braga Romana, que já vai na sua 5ª edição, esta é uma iniciativa a que os bracarenses têm aderido cada vez mais, e que o pelouro da cultura da Câmara Municipal de Braga ganhou.
6. A polémica nos TUB continua acerca de algo que eu não consigo ainda perceber, algo que está definido na lei, e para que os STAL querem é empolar para ganharem mais apoio nas próximas eleições para o partido que representam.

5 de junho de 2008

Ele há dias dificeis para o Governo!

Moção de Censura do CDS

Manifestação da CGTP

Manifestação dos Enfermeiros


3 de junho de 2008

Os 5 Mandamentos do Amigo


Encontrava-me eu a beber uma caipirinha, num sossegado cafezinho, quando surgiu um tema de discussão que suscitou esta minha publicação. Tentávamos enumerar os princípios fundamentais da conduta de um verdadeiro amigo. O consenso nunca foi bom, nem nunca contribuiu para o bem de nada, por isso mesmo cada um ficou com a sua opinião.
Assim muito de debateu se um amigo pode ou não desejar carnalmente uma “Ex” do outro, ou se pode recusar um copo de uma qualquer bebida alcoólica (este facto não era de tudo aceitável).
Elaborei assim uma lista de princípios que um Verdadeiro Amigo deve pautar a sua conduta.

Os 5 mandamentos do Verdadeiro Amigo

1º “ Não chibarás” - pois toda a gente sabe que é feio andar para ai a falar da vida dos outros.
2º “Não desejarás a sua mulher” (nem podes pensar sequer um segundo) – a mulher de um amigo tem de ser vista como um travesti muito muito feio, que nem com a maior das bebedeiras poderias equacionar outra coisa senão correr.
3º “Sempre Beberás”- não é admissível outro comportamento, se um amigo te convida para ires beber tem de ser!
4º “Estarás sempre presente” – se um amigo te telefona a convidar, tens de ir, nem que vais apanhar a maior seca da tua vida.
5º “Não te envolveras com a “ex” do amigo” (a não ser que ela se estique muito) – uma “ex” é sempre “ex”e é sempre muito complicado ultrapassar esse facto, por isso tenta sempre falar com ele antes, ou então recorre ao primeiro mandamento.

1 de junho de 2008

URBI ET ORBI


Esta semana o comentário URBI ET ORBI, chega com um dia de atraso, não por incúria minha, mas sim porque aguardava o desfecho das eleições internas no PSD.
1 - E começo exactamente por aí, as eleições no PSD terminaram, e ganhou Ferreira LEite, a primeira mulher a dirigir um partido político em Portugal, e isso importa não sei bem para que.
Os militantes laranjas escolheram o seu lider, perderam, penso eu, uma oportunidade de ouro de transformar o partido e avançarem geracionalmente em frente.
Preferiram aqo invés, uma figura marcadamente ligada ao actual estado das coisas em Portugal. Foi esta senhora, juntamente com Durão Barrosos, a responsável pela liberalização do mercado de combústiveis em Portugal, uma liberalização mal feita, em que se permitir ao postos de abastecimento de praticarem os preços que entendessem, preferiu-se dar tal faculdade às petrolíferas, criando uma verdadeira oligarquia neste mercado.
Também ela, juntamente com o senhor que se refugiou em Bruxelas, são responsáveis pelo elevado deficit que o Governo de José Socrates encontrou.
Mas também lhe seja reconhecido algum mérito, nunca apoiou Santana Lopes e teve coragem para não aceitar fazer parte daquele que foi, na minha modesta opinião, o pior governo de sempre de Portugal.
2 - Também esta semana assistimos a mais uma escalada nos preços dos combustíveis, e em consequência disso, um pouco por toda a Europa, vimos manifestações, em especial de pescadores.
3 - Falando nas manifestações de pescadores, considero inadmissível o que se passou na 6a feira na lota de matosinhos, julgo que era la, em que um conjunto de pescadores julgando-se os senhores do bairro, revistaram todos os carros que saíam. Tal comportamento é bastante grave, pareciam os dias do PREC.
4 - Mais uma vez o país para para falar da selecção.
5 - Aqui pelo brugo mais uma pseudo-polémica que o líder da oposição pretende empular, com um claro intuito de ganhar dividendos políticos.

Directas a 4 - Resultados


O grande assunto que nos últimos tempos tinha feito manchete nos meios de comunicação social do país, a par da subida dos preços dos combustíveis e da greve dos pescadores, teve finalmente um desfecho. Dos 4 candidatos à presidência do PSD, já foi escolhido o que irá ocupar a cadeira nos próximos tempos. Manuela Ferreira Leite foi eleita líder do maior partido da oposição, seguida por Pedro Passos Coelho, logo depois por Pedro Santana Lopes e, por último, Patinha Antão.

Na minha opinião, o PSD perdeu aqui uma grande oportunidade de renovar a sua imagem. Terá, porventura escolhido o segundo melhor candidato para seu líder.

No entanto, temos de ver que o PSD é um partido gasto, imagem gasta, discurso gasto e vazio de conteúdo. Isto deve-se em muito por se continuar a ver no PSD os mesmos de sempre da última década e meia. Muitos que saíram da governação cavaquista, que nunca souberam fazer verdadeira oposição a Guterres e muitos que quando chegaram ao Governo com Barroso, tiveram o dom de enterrar mais o país do que este já estava enterrado. Estas são as caras que nos aparecem todos os dias.

Manuela Ferreira Leite tem junto dos portugueses uma imagem de austeridade e autoridade, sendo que muitos já lhe chamam a Tatcher portuguesa, porém a sua imagem está ligada ao período mais negro dos últimos anos da nossa história recente, sendo co-responsável pelo deficit astronómico que tínhamos em 2005, enquanto Ministra das Finanças do Governo de Barroso. Com este handicap, não fica com muita legitimidade para fazer uma oposição coerente ao actual Governo do PS (no entanto será, seguramente, muito melhor oposição do que Pedro Santana Lopes).

Algo que era comum a todos os cidadãos descomprometidos com os aparelhos políticos portugueses era, de uma forma mais ou menos generalizada, que se visse uma vitória de Pedro Passos Coelho, um liberal assumido, jovem dentro da estrutura do partido, para que o PSD pudesse realmente oferecer uma alternativa ao PS, tendo, no entanto, este ficado pelo 2º lugar. Fica assim comprometido um processo eleitoral para as próximas legislativas com verdadeiras alternativas ao PS, com uma oposição que realmente mostre ideias diferentes, fortes e coerentes e não discuta apenas o passado, fruto dos anos em que também já estiveram no poder, e que não entre no discurso facilitista do ataque pelo ataque, como nos habitua cada vez mais a oposição.

Santana Lopes... é Santana Lopes! Um homem que ficará para sempre conhecido como um dos líderes dos piores governos desde D. Maria II mas que, surpreendentemente, não reconhece tal façanha e insiste em aparecer e, praticamente, só dar tiros nos pés em cada intervenção que faz no Parlamento. O interessante é verificar que este senhor ainda ficou com 29,8% dos votos! Mas isto só serve para demonstrar que o caciquismo está vivo e bem vivo dentro do PSD.

Enfim, agora é esperar pelo Congresso de Guimarães para ver quem irá acompanhar Manuela Ferreira Leite e ocupar os cargos da Direcção Nacional.