8 de junho de 2008

URBI ET ORBI


Mais uma vez falho e o comentário urbi et orbi que me comprometi com todos aqeles que, ainda, conseguem ler este blog sai um dia atrasado. Há coisas que acontecem e que nós quando nos comprometemos nunca estamos a contar. Mas, voltemos ao importante, a uma pequena análise da semana através do meu modesto e limitado olhar.
1. A vitória da selecção no primeiro jogo no euro2008 contentou um povo inteiro que cada vez mais vive o dia-a-dia da selecção e vibra com todos os momentos, em especial os portugueses que trabalham e vivem lá fora, sem dúvida que estão a fazer sentir a selecção sentir-se como em casa. Uma nota de pesar pela lesão de Quim, um jogador pelo qual todos os bracarenses têm um carinho especial.
2. Tal como MR aqui disse, há dias bastante difíceis para o governo, e o da manifestação aliada a uma moção de censura ao governo, consegue superar-se, pois sente-se que o governo para além de estar a ser contestado na Assembleia e na rua, pelos mesmo de sempre, Oposição e Sindicatos, também muitas pessoas anónimas e de uma forma individual contestam afincamente as políticas do actual governo.
2.1. Todavia, esta contestação contra as políticas do governo tem, no meu entender, não uma natureza ideológica ou de concepção da organização do Estado, mas sim um problema económico-financeiro-social que todo o Mundo atravessa, em Portugal sente-se mais, pois perante as dificuldades encontradas pelo actual governo quando chegou ao poder, levou com que fossem implementadas um conjunto de medidas que eram e são tão difíceis, como necessárias. Contudo, não houve, ao tempo, um cuidado da parte do governo de explicar aos portugueses a dificuldade e necessidade dessas medidas.
2.2 E tudo isto aliado a uma conjuntura mundial que não nos é favoravel, leva a uma falta de capital no bolso da grande maioria dos protugueses e como tal, a manifestações nas ruas daqueles que so se manifestam quando têm motivos para tal, ou seja ficam excluidos destes os sindicalistas profissionais, que sempre se queixam e nunca ajudam a resolver os problemas.
2.3 Para terminar sobre a matéria das manif's somente mais uma vez a manifestação permanete daqueles que necessitam de se deslocar sem ser a pé, pelo constante aumento do preço dos combustíveis.
3. Esta semana saíram as conclusões do estudo aqui referenciado sobre concertação de preços, e afinal as gasolineiras não agem em cartel, elas só têm um profundo conhecimento do mercado, não vou comentar mais hoje sobre isto. Fica somente o registo.
4. O Comício das Esquerdas no qual participou Manuel Alegre, não é novidade para os que me conhecem que não vou lá muito à bola com esse senhor, pois ele significa para mim todos aqueles que fizeram o 25 de Abril e acham que todos os outros, em especialas gerações mais recentes, lhe devem este mundo e o outro. Neste comício, Alegre, mais uma vez, refugiou-se em cliches e lugares comuns, no estilo "a mim ninguém me cala", e apresentar ideias concretas para o evoluir e melhorar do país ninguém o ouviu.
5. Por Braga, de destacar o início da Braga Romana, que já vai na sua 5ª edição, esta é uma iniciativa a que os bracarenses têm aderido cada vez mais, e que o pelouro da cultura da Câmara Municipal de Braga ganhou.
6. A polémica nos TUB continua acerca de algo que eu não consigo ainda perceber, algo que está definido na lei, e para que os STAL querem é empolar para ganharem mais apoio nas próximas eleições para o partido que representam.

Sem comentários: