1 de junho de 2008

URBI ET ORBI


Esta semana o comentário URBI ET ORBI, chega com um dia de atraso, não por incúria minha, mas sim porque aguardava o desfecho das eleições internas no PSD.
1 - E começo exactamente por aí, as eleições no PSD terminaram, e ganhou Ferreira LEite, a primeira mulher a dirigir um partido político em Portugal, e isso importa não sei bem para que.
Os militantes laranjas escolheram o seu lider, perderam, penso eu, uma oportunidade de ouro de transformar o partido e avançarem geracionalmente em frente.
Preferiram aqo invés, uma figura marcadamente ligada ao actual estado das coisas em Portugal. Foi esta senhora, juntamente com Durão Barrosos, a responsável pela liberalização do mercado de combústiveis em Portugal, uma liberalização mal feita, em que se permitir ao postos de abastecimento de praticarem os preços que entendessem, preferiu-se dar tal faculdade às petrolíferas, criando uma verdadeira oligarquia neste mercado.
Também ela, juntamente com o senhor que se refugiou em Bruxelas, são responsáveis pelo elevado deficit que o Governo de José Socrates encontrou.
Mas também lhe seja reconhecido algum mérito, nunca apoiou Santana Lopes e teve coragem para não aceitar fazer parte daquele que foi, na minha modesta opinião, o pior governo de sempre de Portugal.
2 - Também esta semana assistimos a mais uma escalada nos preços dos combustíveis, e em consequência disso, um pouco por toda a Europa, vimos manifestações, em especial de pescadores.
3 - Falando nas manifestações de pescadores, considero inadmissível o que se passou na 6a feira na lota de matosinhos, julgo que era la, em que um conjunto de pescadores julgando-se os senhores do bairro, revistaram todos os carros que saíam. Tal comportamento é bastante grave, pareciam os dias do PREC.
4 - Mais uma vez o país para para falar da selecção.
5 - Aqui pelo brugo mais uma pseudo-polémica que o líder da oposição pretende empular, com um claro intuito de ganhar dividendos políticos.

Sem comentários: