27 de novembro de 2008

Ele vai regressar...


O tribunal de Westminster ordenou extradição do ex-presidente do Benfica, tal como pretendiam as autoridades judiciais portuguesas.
A decisão foi hoje conhecida, mas o processo vai continuar porque o ex-presidente do Benfica vai recorrer da decisão. O advogado de Vale e Azevedo, Eduard Perrot, disse estar convicto que havia razões para apresentar recurso junto do Tribunal Superior britânico.

25 de novembro de 2008

Notícia do dia


E aí está, o 24 horas descobriu que Oliveira e Costa só assinava os cheques. Tanta investigação para nada, bastava fazer como o 24 horas e perguntar à irmã, quando é que a PJ e o MP aprendem...

24 de novembro de 2008

PSD a quanto obrigas


1 - E o assalto à liderança está de regresso. Agora é Marcelo Rebelo de Sousa que se predispõe a assumir a liderança do partido, qual salvador da pátria, o Prof. Marcelo é sem dúvida um candidato sério e mais um a contribuir para a falta de estabilidade do partido.
2 - Passos Coelho também não tem estado propriamente quieto e continua paulatinamente a preparar terreno para uma candidatura à direcção do partido, jovem e com uma boa votação nas últimas eleições do partido é também ele uma ameaça séria.
3 - Menezes, era óbvio que ele não iria sair da forma que saiu e ia ficar calado, os seus apoiantes reclamam um congresso para já e querem que Menezes seja o adversário de Sócrates já em 2009.
4 - Alexandre Relvas, em entrevista ao Expresso esta semana refere que apesar de não estar nos seus planos imediatos não descarta essa possibilidade dizendo no entanto respeitar a liderança de Manuela Ferreira Leite.
5 - O grande Santana Lopes, para já está virado para a Câmara de Lisboa, mas não seria novidade nenhuma se, caso a oportunidade surgisse, voltasse à carga para líder do partido.
6 - Incógnito - mas de certeza que aparece mais alguém para a semana ou daqui a um mês, é o costume.
Se calhar já era hora de remarem todos para o mesmo lado digo eu não sei, mas também sei que no PSD isso é complicado

Processo Casa Pia


Começaram hoje as alegações finais do processo judicial mais longo de sempre em Portugal, o processo Casa Pia.
Obviamente que esta fase das alegações finais decorrerá ao longo de algumas sessões tendo em conta o elevado número de arguidos neste processo.
Expectativas há muitas, até parece que o facto do processo estar a acabar relançou de novo a discussão acerca do mesmo, com reportagens na televisão e inúmeros debates e notícias.
No que vai dar, não faço a menor ideia, mas duma coisa estou certo o país aguarda...

17 de novembro de 2008

Tudo como dantes, quartel general em Abrantes


Nos últimos dias temos assistido na TV, nas ruas, a uma verdadeira luta entre o Governo de um lado, em especial a sra. Ministra da Educação, e do outro, sindicatos, professores e alunos. Em causa estão um conjunto de medidas que visam alterar um pouco um sistema que nao está bem, que não se consegue evoluir que não é capaz de se regenerar.
Sou um recém licenciado, passei grande parte da minha vida a estudar, e na maioria das vezes, em escolas públicas. Os meus pais são professores e por isso na minha casa sempre se discutiu muito sobre as politicas de educação e a qualidade dos ministros que tutelaram esta pasta.
Pois bem, algo vai muito mal quando alunos atiram ovos à ministra e aos seus secretários de Estado, por muito maus que sejam, ou possam ser!
Mas o que está mal na Educação?
Que a avaliação é algo vital para o desenvolvimento e a competetividade das escolas publicas parece que ninguém põe em causa, talvez só mesmo osw sindicatos e os professores mais medíocres é que estão contra a avalição dos professores (enquanto conceito geral), sendo que quase todos estão contra esta avaliação!
Pois bem, se já se chegou a este ponto, então acho que uma coisa é certa, a avaliação vai ter de ser uma realidade dentro em breve, agora qual o modelo, isso ainda está por discutir. Mas uma coisa sustento (mesmo à revelia de todos aqueles professores que são meus conhecidos) um mau modelo de avaliação é melhor que modelo nenhum.
Quanto ao Estatuto do Aluno, meus caros, muito do que o novo estatuto trás é uma realidade com que já vivi na Universidadee cada vez mais se vai sentindo na no Ensino Superior. Quantos de nós, estudantes universitários ou recém licenciados, não sabemos que se tivermos doentes num dia de um exame e não o formos fazer, vamos ter que estudar mais porque o teremos de fazer em recurso, ou então, arriscamos e temos de o fazer no ano a seguir?
Ora quem falta, e aqui o governo vai recuar, infelizmente, independetemente do motivo terá sempre que fazer um esforço adicional para recuperar ó tempo perdido. Seja com exames, com aulas extras ou com qualquer outro.
Algo vai mal na educação em Portugal, e ninguém quer saber. Quando se altera o status quo os principais interessados vêm para a rua, manifestam-se e procuram manter tudo como estava.
Receio que seja o que vai acontecer também desta vez. O governo vai recuar, e comprou uma guerra que vai ser extremamente prejudicial à reconquista da maioria absoluta por José Sócrates.

Uma comemoração, longe da realidade

"Só há um modo verdadeiro de celebrar Obama nos países africanos: é lutar para que mais bandeiras de esperança possam nascer aqui, no nosso continente. É lutar para que Obamas africanos possam também vencer. E nós, africanos de todas as etnias e raças, vencermos com esses Obamas e celebrarmos em nossa casa aquilo que agora festejamos em casa alheia."
É assim que Mia Couto termina um excelente artigo sobre uma África que celebrou a vitória de Obama, é deste modo, que podemos ver o quão avançado está o Ocidente em relação a esse CONTINENTE, que cada vez mais se vai afundando, enquanto uns quantos lutam para se tornarem mais ricos, mais influentes com mais capacidade de se impor, mormente pelas armas e sobretudo pelas armas.
Quando poderão os africanos celebrar uma vitória nos seus países da mesma forma que num clima de verdadeira euforia rejubilaram pela vitória de Obama nos Estados Unidos?

12 de novembro de 2008

Crise no BPN

Sobre este tema recomendo a leitura do artigo de opinião de Nicolau Santos publicado esta semana no Expresso.

7 de novembro de 2008

Este tem mais vidas que um gato


O Homem cai e levanta-se, cai outra vez e levanta-se, volta a cair desta vez bem fundo e levanta-se e mais uma e outra, parece que tem mais vidas (leia-se políticas) do que os gatos
Hoje assumiu publicamente numa entrevista que é mesmo candidato à Câmara de Lisboa.
Será contínua sede de poder? Será que as suas qualificações só servem para político? Será que ainda alimenta a esperacça de voltar a ser primeiro-ministro necessitando por isso de projecção? Sinceramente acredito que desta vez perca, mas mesmo assim sei que vai levantar-se outra vez, talvez se candidate outra vez à Presidência do Sporting ou algo do género, este grande senhor tem é que ler a palavra Presidente antes do seu nome seja onde fôr.

República das Bananas dá importância a PND


Estes são os novos protagonistas da Política Nacional.
Primeiro o deputado do PND mostrou no decorrer da sua intervenção na Assembleia Regional da Madeira a bandeira nazi, insinuando o regime fascista que governa aquela ilha.
Depois os que foram acusados de fascismo "atropelaram" as normas constitucionais e do bom senso ao suspenderem o dito deputado e ao impedirem a sua entrada na Assembleia Regional recorrendo aos serviços de seguranças pessoais, dando ainda mais importância e tempo de antena ao deputado.
Em seguida o líder do PND da Madeira teve o protagonismo da vida dele ao ser também ele expulso da Assembleia enquanto gritava que esta era a democracia que tinham na Madeira.
Até o, ainda, líder do partido, Manuel Monteiro já mandou as suas "postas de pescada" afirmando que vai requerer audiências com caracter de urgência ao Presidente da República e ao Procurador Geral da República.
O PND nunca se viu noutra... Viva a Madeira, Viva o PND

6 de novembro de 2008

RIDICULUS EST



O nosso ilustre corta-fitas, que parou o país num suspense saloio, ainda não disse nada sobre a palhaçada que coloca em causa as instiutições democráticas.

Deve considerar que o estatuto politico-administrativo dos Açores, põe mais em causa a democracia portuguesa e as suas intituições do que o bloquei de acesso de um deputado, democraticamente - ainda que na Madeira - eleito, e como tal, representate da soberania popular, na ALRAM.

Só pode ser ridículo este corta-fitas que temos.

5 de novembro de 2008

"A mudança chegou à America!"






















"A Mudança chegou à America!"





Será??





Barack Obama ganhou as eleições nos Estados Unidos!


Ha muitas pessoas que pensam que esta será uma nova viragem no panorama desse país e na sua politica internacional, têm a esperaça, um sonho que seja um lutador e defensor de direitos das minorias, que procure redistribuir a riqueza. No fundo pensão que se poderá comparar a um Martin Luther King, não sei, mas os tempos são outros, e de certeza que Obama não chegou onde chegou a combater o sistema.

Esta vitoria é de todo importante pois combateu e venceu todo o conservadorismo que existia, tanto da parte dos Republicanos como também da parte dos Democratas e que apoiavam a Hilary Clinton. Quem profetizou que Obama ia perder, que Hilary era um melhor candidato, que Hilary dava mais garantias de vitoria perante os Republicanos enganou-se completamente.
Agora é esperar para ver, será que a America vai mudar mesmo?