26 de maio de 2008

O fim das SCUT

No passado fim-de-semana assistimos a uma "manifestação" que provocou um verdadeiro "caos" no trânsito da cidade do Porto.
Centenas de veículos saíram de cada uma das cidades afectadas com a implementação de portagens nas até agora SCUTs (auto estradas sem custos para o utilizador) e encontraram-se no centro da cidade do Porto para demonstrar toda a sua indignação e descontentamento com esta decisão.
Relembro que a decisão de cobrar estas três SCUTs já tinha sido tomada anteriormente se bem que, com promessas eleitorais pelo meio, foi-se adiando sucessivamente até agora.
Nas últimas eleições, o PS disse que não acabaria com as SCUTs se não houvesse alternativa de transporte sério. Enquanto não houvesse suficiente desenvolvimento económico. Defendeu esta sua posição como forma de aproximar as regiões, as pessoas, dar fôlego à actividade económica.
Até aqui não podia eu estar mais de acordo!

Ora eis que, em meados de Maio de 2008 algum milagre deve ter ocorrido porque subitamente todas estas premissas que, supostamente, condicionavam o fim das SCUTs, pura e simplesmente se evaporaram. De repente já existem alternativas de transporte sérios e desenvolvimento económico considerável...Não me gozem...

E isto já para nem falar nos valores que estão previstos para as portagens, que são completamente descabidos, levando inclusive algumas empresas, utilizadoras frequentes das SCUTs, a equacionar fechar as portas, uma vez que o aumento de despesas com os transportes será insustentável.

Mais uma vez o ministro Mário Lino está em grande, ao menos espero que ele diga algo do género:
" Continuação das SCUTs jamais"

E pode ser que, mais uma vez, ele volte com a palavra atrás e corrija esta decisão que não faz o menor sentido.

Sem comentários: