19 de setembro de 2008

Tumulto na bancada parlamentar do PS

O projecto do BE e dos Verdes para legalizar os casamentos entre homossexuais está a causar algumas divisões na bancada parlamentar socialista.

A noticía é avançada hoje todos os jornais diários e tem sido alvo de cobertura televisiva extensa.

"O líder da bancada socialista, Alberto Martins, diz que essa é a posição do partido, mas admite que há possibilidade de haver excepções. A hipótese de um referendo está excluída, pois de acordo com o líder da bancada estes assuntos não são objecto de consulta popular.
O PS não vai dar luz verde ao casamento entre homossexuais. A direcção socialista deu indicações aos deputados para chumbar a proposta do BE e dos Verdes. No entanto, a direcção sempre se mostrou aberta à ideia, mas diz que só vai ser um compromisso eleitoral na próxima legislatura. Declarações feitas no fim da reunião do grupo parlamentar do PS. "

Ao mesmo tempo um grupo de deputados exige liberdade de voto nesta questão e acena mesmo com uma Declaração de Princípios aprovada num Congresso Socialista em 2002 como fundamento para o seu voto favorável a este projecto.

Não esquecer que a própria Juventude Socialista tem vindo inúmeras vezes a público defender o casamento entre homossexuais, pelo que, também poderá ignorar esta directriz do Partido.

Serão estas umas "ondas" no mar calmo rosa ou virá ai alguma tempestade?

Dia 10 veremos...

1 comentário:

Estudo sobre a Blogosfera do Minho disse...

Um grupo de investigadores do Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS) da Universidade do Minho procura caracterizar os blogueres do Minho, de forma a perceber quem está na blogosfera e quais as suas motivações.

Neste âmbito, vimos por este meio solicitar se nos podem facultar o mais rapidamente possível um contacto de email para lhes enviarmos um breve e simples questionário.

Agradecemos que nos contactem através do email estudoblogosfera@gmail.com. O inquérito é anónimo.

Muito obrigado pela sua colaboração.

Com os melhores cumprimentos,

Carla Cerqueira
Luísa Ribeiro
Rosa Cabecinhas